domingo, 29 de novembro de 2009

Técnica de guache recortado

Fomos experimentar a técnica de guache recortado, por isso pintámos papéis com guache de várias cores e com digitinta e deixámo-los secar. Quando já estavam secos, recortámos vários elementos e fizemos montagem de vários trabalhos. O resultado foi maravilhoso, ora vejam!

Henry Matisse

Durante este mês conhecemos o pintor Henry Matisse.Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu a 31 de Dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu a 3 de Novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França).Quando em 1930, o uso da tinta a óleo se tornou proibido, por problemas de saúde, começou a trabalhar com recortes de papel, técnica que continuou a praticar até o fim da vida. Matisse referiu que «Cortar directamente na cor faz-me lembrar o trabalho dos escultores na pedra».

Dia De São Martinho

Neste dia fizemos marmelada na nossa sala. Cheirava muito bem e sabia ainda melhor! Aqui está a prova do nosso lanche. A seguir fomos ao pátio da escola comer castanhas assadas num assador e com caruma (folha do pinheiro).

Modelar com massa de sal

Estes foram os elementos que a nossa turma modelou utilizando massa de sal. Ficou uma linda «Natureza Morta», depois de pintarmos os nossos objectos e de os arranjarmos em cima de uma mesa. Parecem mesmo de verdade!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Feira da perdiz

Comemorou-se uma feira especial que todos gostam, que é a Feira da Perdiz. Em Outubro de 2009, no dia 31, comemorou-se a feira da Perdiz, em Martinlongo, no Pavilhão Municipal.
Eu, os meus pais e irmãos fomos à Feira da Perdiz. Quando entrámos a música estava a dar, demos vinte passos e parámos, porque vimos uma cadela e sete cães bebés. Demos mais dez passos e parámos, porque vi pombos, galinhas e coelhos grandes, que estavam à venda.
A minha mãe fez festinhas a dois coelhos grandes e fofos, eram tão queridos que ela queria levar os dois com ela.
Depois fomos ao pavilhão, estava tudo cheio e havia: uma loja de falcões, uma loja de monstros, uma loja de sapatos e uma loja de amêndoas e bolos. Nessa loja de bolos e amêndoas fomos comprar quatro fatias de bolo de chocolate e sentámo-nos a comê-las.
A seguir o meu pai viu o seu professor da escola de condução, deram abraços e palmadas nas costas. Adiante demos um passeio e vimos um javali grande, perdizes que correm muito e veados em estátua.
Foi giro ver animais corajosos. Fomos embora ao meio-dia e fomos para o carro.
Foi a melhor Feira da Perdiz que já conheci e vi!

Angela
Emília

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fastasmas

Na passada sexta-feira, dia 30 de Outubro, festejámos o Dia das Bruxas na nossa sala de aula, fazendo uns lindos fantasmas com materiais que reutilizámos: tecidos, papel de revista, e lãs. Ficaram fastásticos, ora vejam!

O DIA DAS BRUXAS

O DIA DAS BRUXAS É UMA FESTA QUE AS CRIANÇAS COMEMORAM VESTIDAS COMO BRUXAS. MUITAS DAS CRIANÇAS TEM VESTIDOS SEMELHANTES AOS DAS BRUXAS.
AS MENINAS OU OS MENINOS QUE NÃO TÊM FATOS DE BRUXA OU DE VAMPIRO, VESTEM-SE DE VELHAS E ALGUMAS FAZEM CHAPÉUS DE BRUXA COM CARTOLINAS.
AS MENINAS DA NOSSA TURMA QUE LEVARAM FATOS DE BRUXA, TODAS TINHAM CHAPÉUS NORMAIS MENOS UMA, QUE COMPROU 2 CARTOLINAS PARA FAZER O SEU PRÓPRIO CHAPÉU, E DEVO DIZER QUE ESTAVA MUITO BONITO!
SÓ UM MENINO DE OUTRA TURMA É QUE FOI VESTIDO DE VAMPIRO.
GOSTO MUITO DO DIA DAS BRUXAS, É O CARNAVAL DO 31 DE OUTUBRO!

Micaela Luís